sexta-feira, 24 de junho de 2011

ESPECTADOR, EU?

Se há uma palavra que define bem o cristianismo brasileiro atual é a palavra “ESPECTADORES” somos observadores na maioria do tempo. Gostamos de ver, de assistir, de observar e quase sempre não vamos além deste comportamento.
Justamente, porque o ato de ASSISTIR é muito mais fácil do que a atitude de FAZER. Se envolver toma tempo, dá alguns prazeres é claro, mas tiram outros. Se envolver exige esforço, cansa, estressa e apesar da alegria que o envolvimento proporciona em determinados momentos, em outros exige renúncias, causa choro e dor. Por estes e tantos outros fatores não relacionados aqui é que somos espectadores e observadores a maior parte do tempo. Mas não se ensoberbeça achando que este comportamento é exclusivo do homem moderno, pois não é. Cristo há 2000 anos já havia falado o seguinte: A Seara é grande e os trabalhadores são poucos.
Agora apesar de tal comportamento não ser exclusivo de nossa época, não tenho dúvidas do que na modernidade ele faz um apelo ainda maior a todos os homens; somos treinados a assistir. Assistimos TV para o relaxamento e diversão; assistimos filmes em vez de lermos bons livros, investimos milhares de reais para nos deleitar assistindo peças teatrais, shows musicais, eventos esportivos e outros; exatamente porque desejamos saciar o anseio que o nosso coração tem em querer VER alguém FAZER algumas coisas.
Pois assim gastamos menos energia e nos projetamos nos esforços e dedicação de outros; como se o ato de assistir nos tornasse participantes, ativos daquilo que assistimos. É assim na sociedade e principalmente na igreja.
Falando especificamente em relação à UMP, a maior dificuldade das UMP’s não só em Cuiabá, mas em todo o Brasil é a falta de lideres de jovens comprometidos com o Senhor e com a obra de Cristo, dispostos a se envolver com o trabalho responsavelmente buscando excelência no que fazem. A um déficit de lideres de jovens, moças e rapazes comprometidos em fazer um trabalho de excelência para glorificar ao Rei Jesus e servir a igreja. Fazem na maioria das vezes de qualquer jeito, sem foco e dedicação necessária. Quase sempre fazem sozinhos sem o mínimo de estrutura e apoio dos demais irmãos.  
Eu fico me perguntando: Porque tem sido assim? Num contexto onde boa parte dos jovens de nossas igrejas são líderes em sua faculdade, no seu trabalho e em outras atividades. Mas por que na igreja estes jovens são apenas espectadores? Estão sempre esperando que os outros façam sozinho o que eles também deveriam fazer.
Precisamos mudar está historia em nossa UMP, oro para que o Senhor Jesus levante mais trabalhadores para esta seara e desejo profundamente que você seja um desses trabalhadores.
Ontem foi uma benção o  Sola Gratia” com Rodízio de Pizza,  foi maravilhoso encontrar tantos irmãos reunidos, rever alguns e conhecer outros. Foi glorioso adorarmos a Deus juntos. É obvio que tivemos alguns contratempos, pois tínhamos expectativa de mais ou menos 120 pessoas, porém tivemos a presença de 160 pessoas, 40 pessoas a mais do que esperávamos. Isso foi maravilhoso e nos alegramos com a vida de todos que participaram.
A verdade é que Federação de UMP do PCBA tem procurado mostrar que os trabalhos de mocidade podem ser relevantes, prazerosos, divertidos, agregadores, sem deixar de ser espiritual e abençoador na vida dos participantes. 
Mas a FEDERAÇÃO DE UMP do PRESBITÉRIO DE CUIABA deseja ir além desses encontros, queremos TRANSTORNAR a nossa cidade e o mundo com a proclamação do evangelho da verdade de Cristo.
Claro que temos consciência de que muitas coisas ainda precisam e podem ser melhoradas na UMP local, porém o campo é grande e os trabalhadores são poucos. Precisamos de mais trabalhadores para esta obra.
Contudo, a minoria não seria empecilho para empenharmos todos os esforços em fazer diferença na nossa geração, marcando positivamente e contribuindo com a história de Deus de forma relevante, nos unindo com Ele naquilo que Ele mesmo esta realizando. E da mesma forma como outros jovens do passado foram proeminentes na história da igreja de Deus, quando decidiram abrir mão dos prazeres deste mundo para encontrar deleite e prazer em servir ao Senhor com a sua vida, com seus bens, com o seu tempo, com seus dons. Nos também queremos fazer assim em nossa geração.
O que impede você de se envolver intensamente na obra do Senhor? O que impede você de se envolver ativamente nos trabalhos da UMP? Não seja apenas espectador, se dedique a liderança, a execução dos trabalhos e projetos da UMP, se dedique a evangelização, se comprometa com o evangelho da graça cumprindo com as responsabilidades que este evangelho impõe a todos aqueles que fazem parte do corpo de Cristo.
Assuma o seu lugar no corpo de Cristo, descubra os seus dons e use-os para servir a Cristo e fortalecer a igreja de Deus, faça parte das sociedades internas de sua igreja local. Especificamente para os jovens, sirva a Cristo através da UMP. Se você tem o desejo de ajudar a FEDERAÇÃO, entre em contato conosco, pois o seu trabalho nos abençoará e glorificará a Deus. Não seja mais um espectador. Pelo contrário aumente o numero de trabalhadores nessa grande Seara.
Pastor Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário