quarta-feira, 22 de junho de 2011

NÃO TENHA SOBRE TI NENHUM CUIDADO

"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?”
           Mt 6.25A ansiedade é um sentimento que não pode ser ignorado, pois constantemente somos surpreendidos pela sedução e pelo engano de pensar que o amanhã depende de nós, por isso ficamos aflitos e angustiados pensando no amanhã. Quando o amanha depende somente do Senhor.
No contexto de Mateus 6.25, Jesus havia acabado de tratar sobre o perigo dos homens priorizarem as coisas deste mundo enquanto negligenciam o exercício da devoção, da confiança e da fidelidade a Deus.
A seguir Cristo mostra que a preocupação com as coisas deste mundo, mesmo aquelas que são essenciais podem nos afastar de Deus. Sendo assim, Ele nos adverte contra um viver ansioso, preocupado, inquieto, pois aos seus filhos Deus graciosamente dá enquanto eles dormem.
Cristo esta ensinado que o viver ansioso indica falta de confiança em Deus, na capacidade que Ele tem em ser nosso provedor. E Ele não deixa duvidas de que Deus é quem cuida de nós e todo o nosso esforço por mais importante que seja é insignificante para prover sustento e resolver os nossos problemas, dos mais simples aos mais complicados se a mão de Deus não for conosco não encontraremos solução. Sobre isso o apóstolo Paulo Escreve: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”. (Filipenses 4:6).
Está claro em todas as Escrituras que Deus é tanto o criador como o sustentador de nossas vidas. “Pois nele vivemos, nos movemos e existimos”, (Atos 17:28 ).
         Jesus usa o mais simples dos animais para ilustrar este ponto. Embora as aves trabalhem na construção de ninhos e coletas de alimentos, elas não se preocupam com o que e quando vão comer. É como se elas tivessem a certeza de que na hora certa o alimento chegará para ser degustado. Em outras palavras os pássaros dependem exclusivamente do seu criador, se Ele abrir a mão eles comem se ele fechar a mão eles morrerão de fome.
É obvio que não devemos supor que Jesus está ensinando a preguiça ou a improdutividade aqui. Ele está apenas dizendo que devemos trabalhar para ter o suficiente para nos manter e ajudar os que precisam, contudo as atividades e os cuidados deste mundo não podem nós fazer perder o foco do reino de Deus, a preocupação com a vida e seus cuidados não podem ofuscar a nossa única e verdadeira prioridade.
Dos pássaros simples Jesus se volta para as flores que não podem por si só serem belas, sua beleza provém do criador, o qual tem um senso de estética magnífico. Em seu argumento Jesus parte do menor para o maior. Se Deus veste assim as flores que hoje existe e amanhã morrem, não faz nenhum sentido pensar que Ele não será capaz de prover para os seus filhos; que é a coroa de sua criação, feitos à Sua imagem e semelhança, se ele cuida de plantas que morrem, cuidará muitos mais dos seus filhos que viverão para sempre.
Sendo assim, não deveríamos viver ansiosos com os cuidados deste mundo, ainda que sejam os mais básicos. É verdade que temos que ser prudente, mas esta prudência não pode nos tirar a paz e nem nos prender no amanhã.
Quero concluir perguntando a você o que tem pré-ocupado o seu coração? Qual é o motivo de sua aflição e angustia? Problemas financeiros? Problemas familiares? Emocionais? Estimulo você a seguir o exemplo do apostolo Pedro que diz: “Lançai sobre Ele (Deus) toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós 1 Pe 5:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário