Irmãos, não vos maravilheis se o mundo vos odeia. I Jo. 3.13 A igreja deveria estar no mundo para evangelizar o mundo e não o mundo estar na igreja como temos visto na atualidade; a prova disso é que nos últimos dias alguns evangélicos têm vibrado com as grandes “conquistas” dos artistas gospel na mídia. O altar do Domingão do Faustão agora é também a extensão do altar das nossas “popgospel” primeiro foi Aline Barros e Fernanda Brum, depois Ana Paula Valadão e por último a mentirosa e masculinizada Ludmila Feber, quem será o próximo?
São artistas que cobram horrores para se apresentarem em eventos e em igrejas (só para vocês terem uma idéia a mais ou menos 6 anos Kleber Lucas cobrava R$ 15.000,00 por uma apresentação e a mais ou menos 3 anos Aline Barros cobrava R$ 25.000,00 por um show, fora as despesas da viagem. Esses valores devem estar desatualizados com certeza); não são missionários, mas artistas, pessoas de estilo de vida nababesca, luxuosa, que sentem a necessidade de evidência, estrelas que precisão das luzes e dos holofotes coloridos para brilharem.
E olhando para este cenário ficamos a nos perguntar: Por que os evangélicos tentam tão desesperadamente ganhar o favor e a simpatia do mundo? As igrejas planejam os seus cultos de adoração para servirem os “sem igrejas”, os produtores evangélicos imitam o comportamento do mundo no quesito musica e entretenimento e os pregadores se sentem aterrorizados de que a ofensa da mensagem verdadeira do evangelho possa fazer alguém se voltar contra eles e contra o evangelho, então vergonhosamente omite parte da mensagem e as posturas que o mundo pode não se agradar.
O que percebemos, portanto é que a igreja de Deus esta sendo conduzida por esses homens e por essas mulheres supostamente “evangélicos” empenhados em convencer o mundo de que a igreja é inclusiva, pluralista e de mente aberta, não tão radical como mundo pensa. Essas pessoas não compreendem que a busca pela aprovação do mundo é adultério espiritual. O apostolo Tiago diz: Infiéis,( adúlteros e adulteras) não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tg. 4.4; em outras palavras não é possível conciliar estes dois relacionamentos, estas duas amizades. Não podemos ser amigos de Deus e amigos do mundo.
Precisamos escolher de quem vamos ser amigos, sabedores de que se escolhermos a amizade do mundo está nós declarando inimigos de Deus. E quem é poderoso suficiente para ser inimigo de Deus?
Existe e sempre existiu uma incompatibilidade irreconciliável entre a igreja e o mundo. O pensamento cristão é totalmente desarmônico com todas as filosofias da Historia. A fé genuína em Cristo implica numa negação dos valores mundanos. A verdade bíblica contradiz todas as religiões do mundo. O próprio Cristianismo é, portanto, virtualmente contrário a tudo o que este mundo admira e deseja.
Jesus mesmo disse: Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. Jo. 15.18-19. Ele considerou como certo que o mundo odiaria a igreja. E ele jamais ensina aos seus discípulos de que eles deveriam reinventar o evangelho para ganhar o favor e a aceitação do mundo, adequando o evangelho às suas preferências, pelo contrario Jesus advertiu aos seus discípulos que a busca pelas aclamações mundana é uma característica dos falsos profetas. Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas.
Lc. 6.26.
Dessa forma não importa quais mudanças acontecerão no mundo, mas ele sempre rejeitara a mensagem do evangelho, ele jamais aceitara a verdade do Cristianismo Bíblico, a mensagem nunca será popular no mundo, em qualquer época, era, século ou milênio. Exatamente porque o cristianismo Bíblico sempre vai expor às obras imorais e vergonhosas do mundo. O problema do mundo com a igreja não é intelectual e sim moral, por isso ele jamais aceitará as verdades de Cristo. Veja o que Jesus disse: O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras.Não pode o mundo odiar-vos, mas a mim me odeia, porque eu dou testemunho a seu respeito de que as suas obras são más. Jo 3.19,20; 7.7.
As gerações passam neste mundo e com essas gerações as suas filosofias. A geração do amanhã renunciará todos os modismos e filosofias de hoje, mas uma coisa permanecerá imutável até que o Senhor Jesus volte, o ódio que o mundo tem por Cristo, pelo seu evangelho e pelos fieis seguidores de Cristo. Seja qual a ideologia que ganhe popularidade no mundo, ela será tão hostil às verdades bíblicas como foram todas as outras filosofias e ideologias que lhes precederam.
Quero concluir ressaltando que todas as vezes que a igreja tentou “ganhar” o mundo para Cristo, satisfazendo os gostos do mundo, ela não só negou o evangelho de Cristo, como também perdeu a sua influencia sobre o mundo, e impotentemente acabou mesclada e confundida com o mundo.
Dessa forma precisamos aprender que a mensagem Bíblica não pode jamais ser torcida para se conformar com a instável opinião deste mundo.
Por essa razão não tenha medo de assumir posturas que demonstrem o seu amor por Deus e sua oposição ao pensamento do mundo. Não tenha medo de permanecer virgem sexualmente até o casamento e de assumir sua virgindade diante do mundo. Não tenha medo de assumir que você não transa com seu namorado ou com a sua namorada conforme fazem os seus amigos.
Não tenha medo de assumir que não freqüenta balada, que você faz parte da ilha quadra, pois o seu prazer e a sua alegria esta em cultuar e obedecer a Deus. Não tenha medo de levantar a bandeira da sexualidade Bíblica e se posicionar contra o aborto e contra a homossexualidade mostrando que este é um comportamento que ferem os princípios morais e espirituais das Escrituras.
Não tenha medo de ser honesto na faculdade, na escola, no trabalho, nos negócios. O mundo e as suas concupiscências passarão, porém a Palavra de Deus permanecerá para sempre.