Adicionar legenda |
“Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos, sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá conta” (Eclesiastes 11:9)
Uma das coisas mais difícil na vida são as escolhas que precisamos fazer, principalmente quando chegamos à idade adulta. E em algumas dessas decisões nos somos praticamente empurrados para elas, não temos muito tempo para pensar, para ponderar, precisamos simplesmente eleger, decidir por caminhos que trarão conseqüências para a nossa vida inteira, neste mundo e no porvir. E quando não sabemos escolher o caminho certo, as conseqüências são bem dolorosas e difíceis.
Em Gn 25:19-34, nos somos informados sobre a historia de Esaú irmão gêmeo de Jacó. Diz a Bíblia que num momento de pressão causado pela fome Esaú resolveu escolher trocar o direito de primogenitura por um prato de lentilhas cozido. Uma escolha que afetou para sempre a sua vida.
Uma escolha que mostrou todo o desprezo que Esaú tinha para com os seus direitos e privilégios. Naquela época, ser o primogênito (filho mais velho) era considerado uma honra, um presente de Deus, pois além de herdar a maior parte dos bens do pai, também herdava a benção de Deus e a autoridade de patriarca sobre a família e sobre o povo de Deus. Mas Esaú preferiu desprezar os seus privilegios para saciar os seus prazeres momentâneos.
Será que nos também muitas vezes não tem feito escolhas tão imaturas e irresponsáveis como a escolha de Esaú? Será que em nossas escolhas não temos preferido os prazeres transitórios e passageiros deste mundo em detrimento as bênçãos de Deus. Escolhemos as amizades que não agradam a Deus, escolhemos namorar pessoas descrentes, escolhemos desobedecer as autoridades, escolhemos nós rebelar contra os nossos pais, escolhemos fazer as coisas escondidas, trapacear, pagar propina, escolhemos fazer sexo antes do casamento, escolhemos entre os prazeres eterno e os prazeres transitórios deste mundo.
E fazemos algumas dessas escolhas, mesmo sabendo que Deus não se agrada delas. Escolhemos amar o mundo e nos tornar inimigos de Deus, quando deveríamos amar a Deus e nos opor a amizade deste mundo, pois o próprio Deus nos diz através da carta do apostolo João. “Não amem o mundo, nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo que há no mundo – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” 1 João 2:15-17
Tenho certeza que os seus planos são muitos e as decisões também, cabe a você apresentar os anseios do seu coração diante de Deus, clamando a Ele em oração por sabedoria e graça para tomar decisões acertadas, que glorifiquem o Seu Santo Nome. Não tenha medo de escolher o caminho que agrada a Deus, ainda que aparentemente ele seja o mais difícil, o mais desafiador e o mais doloroso para ser trilhado. Aprenda também que quando o assunto é delicado e importante é extremamente prudente você ouvir os amigos, ouvir as pessoas que te ama para ponderar e decidir sensatamente.
Procure conhecer as Escrituras para que os fundamentos Bíblicos seja a base maior para as suas decisões. Principalmente quando você tem que escolher entre o que é santo e o que é pecaminoso. Decida escolher a todo custo aquilo que agrada a Cristo.
Por isso, negativamente falando, escolha fugir da impureza, da imoralidade, do namoro misto, do sexo fora e antes do casamento, dos prazeres carnais, dos vícios das drogas, do álcool, da homossexualidade, das baladas, das rawes, dos divertimentos que não honram o nome de Deus.
E positivamente escolha o caminho da obediência, da submissão as Escrituras, do quebrantamento, da consagração, da santidade no falar, dos pensamentos puros, do proclamar o evangelho, da amizade que agrada a Cristo. Escolha amar a Deus de todo coração e o próximo como a ti mesmo. Escolha viver um evangelho autêntico e ousado diante deste cristianismo que tem se mostrado cada vez mais covarde. Ame a Deus e faça as suas escolhas. Contudo, saiba que de todas as suas escolhas prestarás conta diante de Deus.
Olá,Eu sou o Vanderlei de Guarulhos SP.
ResponderExcluirPerfeito. Este artigo é de tamanhão importancia para os jovens Cristaos que assumiram um compromisso com Cristo Jesus.Pois para ser um Cristão verdadeiro que adore o Senhor em Espirito e em verdade. é preciso tomar decisões e fazer escolhas. Pois A Vida Cristã não é para corvardes.
Que Deus ti abençoe meu irmão...