quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

QUANDO A IGREJA PERDE SUA VOZ PROFÉTICA.

Conta-se que em uma cidadizinha no interior da Alemanha um circo foi instalado. E todos os dias por volta das 17 horas havia espetáculo naquele circo. Certo dia quando o palhaço já esta caracterizado para o show ele percebeu que o circo pegava fogo e ameaçava toda a cidade, o palhaço então tentando salvar a cidade resolveu sair pelas ruas gritando: Fogo! Fogo! Fogo! E quanto mais ele gritava: Fogo! Fujam da cidade. Fogo! Mais as pessoas riam e achava engraçado e alguns diziam: olha que maneira interessante de divulgar o circo. E ninguém dava ouvido ao palhaço, enquanto isso o fogo se aproximava e a cidade inteira foi destruída pelas chamas.
         Semelhantemente à este palhaço a igreja tem perdido a sua voz profética, ela esta tão envolvida com o mundo que não consegue convencer o mundo dos perigos iminentes que o cerca, devido  a sua rebeldia contra o Senhor Deus. De tempo em tempo a igreja tem tentado uma conciliação com o mundo, procurando andar nos mesmos passos dos tempos modernos, abraçado os movimentos filosóficos, eticos e morais do mundo, ainda que esses neguem completamente as Escrituras. E o que estou falando pode ser facilmente observado na história.
         No século Passado a igreja estava ameaçada pelo modernismo. O modernismo era uma cosmovisão que procurava explicar a realidade somente dentro de perspectiva natural e cientifica. Estava muito claro que a relação entre cristianismo e o modernismo era incompatível, exatamente por causa dos extremos entre os dois pensamentos.  Se nada é sobrenatural então grande parte da Bíblia seria falsa e sem autoridade, e conseqüentemente teríamos que redefinir a nossa crença em termos naturalista, inclusive o próprio Deus teria que ser redefinido.  
Não obstante a tudo isso, muitas igrejas e denominações evangélicas no começo do século 20 foram convencidas de que era possível conciliar modernismo e cristianismo. O argumento era que se a igreja não acompanhasse o avanço dos tempos ele seria irrelevante para o povo moderno e o cristianismo não sobreviveria ao século XX.  Surge então aquilo que chamamos de evangelho social e desaparece o verdadeiro evangelho da salvação ensinado por Cristo.
         Contudo, quando fazemos uma analise do século XX, percebemos que as únicas igrejas que sobreviveram foram àquelas comprometidas com a verdade e fidelidade as Escrituras. E todas as igrejas e denominações que abraçaram o modernismo foram gradativamente desaparecendo. E muitas igrejas principalmente na Europa, Alemanha viraram museus, boates, bares ou simplesmente fecharam as suas portas.
         Perceba que estou tentando convencer você que a igreja para ser relevante na sua época não precisa fazer conchavos com o mundo e as suas filosofias. Pelo contrário o cristianismo só fará diferença quando ele tiver coragem de assumir os princípios Bíblicos como verdades absolutas de Deus, de valores imutáveis.  
         Quero concluir estimulando você a permanecer em fidelidade as verdades das Escrituras. E a não ter vergonha do evangelho, pois Ele é o poder de Deus para salvar os homens pecadores e responder as suas necessidades, proporcionando consolo e conforto. Saiba que o Cristianismo é o ensino mais coerente e bem amarrado que já existiu. Nenhuma filosofia tem ensino tão coerente quando o das Escrituras. Só o cristianismo consegue dar significado a existência dos homens, nenhuma filosofia tem essa capacidade e competência.  
         Por isso, não pense que você conseguira tornar o Cristianismo mais relevante para o mundo, trazendo o mundo para dentro da igreja. A verdadeira conversão acontece quando as Escrituras são pregadas com fidelidade. Pois quem convence os homens do pecado e do juízo é o Espírito de Deus e não são os métodos que usamos.
          É verdade que a nossa abordagem precisa ser inteligente, mas não precisamos assumir as formas e os valores do mundo para atrairmos as pessoas para o evangelho. Não precisamos fazer show de rock na igreja para ter na igreja pessoas adeptas à este movimento musical, não precisamos fazer festas rawe para atrair os baladeiros, não precisamos fazer campeonato de skate para ter em nosso meio skatistas. Exatamente por que a conversão implica em mudanças reais de vida e atitudes. É uma transformação completa que envolve mente, emoção e razão.   
Ainda que precisamos usar de sabedoria para comunicar o evangelho com esse público, nao podemos jamais esquecer que as necessidades deles só podem ser supridas com a  mensagem pura do evangelho de Cristo.  A igreja não necessita se assemelhar ao mundo para ganhar o mundo, pois quando a igreja perde o seu testemunho para que mais ela serve? Pois adoração e evangelização são duas realidades inseparáveis e sempre estarão juntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário