domingo, 26 de dezembro de 2010

Como Liderar Pessoas ou Eventos. - Módulo I

INTRODUÇÃO
Tenho percebido algumas dificuldades nas igrejas no sentido de gerenciar Pessoas ou eventos. Este é um mini-curso e ministrei aos adolescentes da nossa Federação. É Simples, mas tem dicas importantes, parece extenso, mas a leitura é fácil e prazerosa. Quero estimular você para que gaste alguns minutos lendo, por o curso o ajudará a se recordar de pontos importantes no trabalho. É obvio que não estão aqui todos os pontos importantes, faltam muitos é apenas um bom começo. Bom Curso.

1. É NECESSÁRIO DESCENTRALIZAR O TRABALHO 
         A ordem de Deus a Moises quando o povo estava no deserto foi: Não trabalhe sozinho, mas delegue responsabilidades no trabalho. Ex. 18.21 – “Procure dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam avareza; põe-nos sobre eles por chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez”.  Muitas vezes não conseguimos fazer o trabalho do Senhor exatamente porque desejamos fazê-lo sozinho, quando deveríamos compartilhá-lo. Perceba também que Deus é quem estabelece as qualificações daqueles que deveriam fazer parte no trabalho.

2. APRENDA A LIDERAR E A DELEGAR FUNÇÕES:
  • Sê desejamos fazer a obra do Senhor com excelência precisamos ter o mínimo de preparo, pois se caminhamos sem saber onde estamos pisando certamente pisaremos em falso, daí a necessidade de conhecer todo o caminho, os defeitos, os buracos, os lugares perfeitos, as sombras, as pedras, as flores e principalmente até onde queremos chegar, ou seja: O objetivo final. Se não sabemos para onde vamos qualquer lugar serve. Portanto, se prepare para o trabalho que está fazendo, leia bons livros, faça bons cursos, tenha bons conselheiros e assuma a obra com responsabilidade, competência e excelência.
  • Se você não tiver este conhecimento prévio vai delegar as pessoas erradas para as funções erradas. É necessário saber mostrar o caminho certo e escolher as pessoas certas ou pelo menos na hora em que elas estiverem prontas para exercer tal função. Ex. Se você não tiver esse conhecimento prévio, vai colocar no departamento de esporte a pessoa que trabalha com música e que não gosta de esporte. E no departamento de música a pessoa certa para coordenar a cozinha. Logo é provável que o seu trabalho funcione com muitas dificuldades. 
3. O QUE É LIDERAR (Coordenar, Gerenciar)?
  •  Liderar é dirigir com responsabilidade – Não é decidir sozinho, mas é ouvir e respeitar as opiniões da equipe e mostrando sempre o caminho certo.
  •  Liderar é incentivar – O líder deve saber envolver os seus liderados, levando-os a entender da melhor maneira possível o objetivo a ser alcançado. Ser dinâmico; ser inovador; criativo; estimulador; valorizador.
4. COMO SE LIDERAR?
  • Ouvindo sua equipe – Fique atento às opiniões
  • Criando Programações
  • Distribuindo tarefas e formando equipes
  • Acompanhando diariamente a execução das tarefas, ligue, mande email para os responsáveis, não espere chegar o dia anterior ao evento para saber se a pessoa conseguiu cumprir com as suas responsabilidades.
  • Cobrando e orientando o serviço de sua equipe
  • Não decidindo sozinho, mas levando sempre para a decisão à mesa.
  • Estabeleça datas e horários – Para as reuniões e para os cumprimentos das tarefas.
5. COMO ATINGIR AS METAS?
  • Orando, buscando orientação na Palavra e jejuando (quando necessário).
  • Mantendo o auto-controle – Ao falar, ao sofrer criticas, ao sofrer injustiças, nos momentos de desânimo.
  • Mantendo o Controle-mútuo:
  • a. Não deixe a equipe  perder o controle 
  • b. Procure a melhor forma de resolver os imprevistos 
  • c. Votação é a alma do negocio – Quando se tem muitas opiniões sobre o mesmo assunto, o melhor e transformar em proposta e votar.
  • Usando a Criatividade
  • Buscando União
  • Valorizando propostas – Ou você acredite no trabalho que esta sendo feito ou então não o faça.
  • Valorizando Pessoas – acredite nas pessoas, aprenda a ver qualidades e potenciais adormecidos nas pessoas.
  • Avalie as tarefas diariamente.
  • Execute as tarefas no tempo determinado – de preferência 3 dias antes.
6. QUAIS BARREIRAS E COMO VENCÊ-LAS

Barreiras
  • Desinteresse
  • Desânimo
  • Desamor
  • Desunião
  • Decepção
  • Soberba
  • Pecados outros
  • Competição
  • Eventos e programações – aleatórias / concorrentes
  • Orgulho
  • E outras
Vencendo
  • Detectando as falhas
  • Criando Diálogos
  • Levando os problemas e as alegrias sempre em Oração
  • Mantendo a Comunhão a todo custo.
  • Resoluções internas – todos os problemas devem ser resolvidos internamente e permanecer internamente.
  • Exercendo os frutos do Espírito – Amor, bondade, mansidão, domínio próprio, etc...
  • Praticando o Perdão
  • Lembrando e compartilhando sempre da Palavra.
7. COMO OBTER BONS RESULTADOS.
  • Fazer pauta de todas as reuniões
  • Pelo amor ao trabalho, nunca, mas nunca mesmo vá a uma reunião sem agenda,e caneta ou cardeno de anotações ou uma folha de papel para anotar as decisões. 
  • Avaliar diariamente a caminhada, principalmente em véspera de programações
  • Reavaliação pós-programações – básicamente os pontos positivos e negativos
  • Reunir pelo menos quinzenalmente com a equipe de coordenadores e semanalmente com a diretoria.
  • Todos os questionamentos devem ser apresentados em reunião.
  • Compartilhe a Vida, a Oração, o Conhecimento e a Palavra.
8. CONHECENDO CADA REALIDADE.
  • Conheça o grupo e as pessoas: Você esta trabalhando com grupo, mas o grupo é formado por pessoas com experiências de vida diferentes e que estão no grupo por compartilhar do mesmo interesse e motivação do grupo. Mas quando muitas vezes esse interesse não é satisfeito elas podem simplesmente se afastar, desistir de fazer parte, ficar passiva, não falar, não dar opinião, etc. Portanto é importante que o líder conheça os seus liderados, se possível no primeiro contato, procure saber, onde mora, como é a família, o que deseja aprender, como você pode ajudar-lo, como ele pode contribuir com a equipe e outras coisas conforme a necessidade.
  • Conheça a realidade do trabalho que deseja fazer –  publico alvo, metodologia, recursos pessoais e financeiros, ou seja, pense sempre nos pós e contras.                                             
9. CONHECENDO MATERIAIS
  • Analíse os materiais, quantidade, tipo etc.
  • Busque cada material conforme a realidade do trabalho e dos recursos da equipe
  • Prepare o material com antecedência.
  • Faça parcerias financeiras
10. COMO PROGRAMAR TRABALHOS EVENTOS E REUNIÕES.
  • Formando uma equipe para cada trabalho e evento. A diretoria deve estar envolvida em cada programação, mas não realizando todas elas. Delegue funções.
  • Estipulando dias e horários de reuniões para cada equipe. E dias e horarios para a execussão de cada tarefa.
  • Trazendo sempre em pauta os assuntos a serem resolvidos.
  • Nunca sair de uma reunião sem decisões tomadas
11. COMO REALIZAR UMA REUNIÃO:
  • Horário certo de inicio e se necessário horário do termino da reunião.
  • Oração e leitura da Palavra
  • Leitura da Pauta
  • Leitura das anotações anteriores e da Ata (quando houver).
  • Inscrição para falação/discussão das idéias – (c/ secretária).
  • Resoluções
  • Informes de eventos e outros.
  • Marque a próxima reunião
  • Encerramento com Oração
12. COMO REALIZAR UMA PLENÁRIA:
  • Convocação antecipada – (pelo menos com 8 dias de antecedência)
  • Oração e leitura da Palavra
  • Pautas em ordem
  • Ata da reunião
  • Apresentação de proposta das coordenações
  • Apresentação de propostas dos membros
  • Inscrição para Falação/discussão das idéias.
  • Redução de propostas
  • Votação
  • Diretrizes e liderança para a realização das propostas aprovadas.
  • Leitura da Ata.
  • Passar lista de presença.
13. TIPOS DE COORDENAÇÕES:
  • Espiritualidade
  • Comunicação, Marketing e divulgação
  • Arrecadação
  • Musica
  • Artes e Cultura
  • Esportes e Recreação
  • Farmácia
  • Limpeza
  • Cozinha
  • Causas locais e Causas da IPB.
  • Evangelização e Missões
  • Ação social  
CONCLUSÃO: Que Cristo abençoe o seu trabalho, sua dedicação e o seu esforço.

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